Cap 1 - A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTICA NOS DIAS ATUAIS
Pensar, discutir e produzir: Lição de Sabedoria; Ampliação
dos entendimentos; Inquietações éticas; Sobre os valores universais; A
importância dos valores considerados universais.
Para saber e refletir: Declaração do Parlamento das
Religiões do Mundo.
Só mudo o mundo se eu me conhecer
Sócrates –“O Perguntador”
Cap 2 - HÁBITOS, COSTUMES, REGRAS, NORMAS − BEM E MAL
Pensar, discutir e produzir: Os macacos e as bananas;
Ampliação dos entendimentos; O que isso tudo tem a ver com a Moral e a Ética?
Para saber e refletir: Sobre o bem e o mal.
Construção de uma comunidade
Platão – “A visão do outro”
Cap 3 - LIBERDADE DE AÇÃO E DECISÃO
Pensar, discutir e produzir: O pote e o furo; Ampliação dos
entendimentos; Podemos escolher viver situações?; Escolha feita implica uma
responsabilidade.
Para saber e refletir: As três peneiras
Jogo da NASA
Aristóteles – “A felicidade (eudaimonia) como busca”
Filme “ O Senhor das Moscas”
Feira dos Povos – apresentação de projetos.
Cap 4 - FUNDAMENTOS DO MODO DE SER (ETHOS) COMO FORMA DE
VIDA CONQUISTADA
Pensar, discutir e produzir - O discípulo honesto
Ampliação dos entendimentos: Pensadores e suas reflexões
sobre a Ética; A ética e a análise metafísica como seu fundamento.
Para saber e refletir: Alguns ideais éticos ao longo da
História
Pensar como PROTAGONISTAS: A maleta
Kant - “Moral do dever e imposição de normas a si mesmo”
Cap 5 – COMPORTAMENTO HUMANO E CONVIVÊNCIA SOCIAL
Pensar, discutir e produzir - Amizade, amor, generosidade
Ampliação dos entendimentos: Comportamento moral e religião;
Comportamento moral e política; Comportamento moral e convivência social;
Comportamento moral para quê?
Para saber e refletir: Comportamento moral = conhecimento e
liberdade
Pensar como PROTAGONISTAS – Dificuldades nas escolhas
Sartre – “A angústia da liberdade”
Filme “Conte Comigo”.
Tribunal de Polêmicas: Simulação de um julgamento, tendo por
tema atualidades a serem debatidas.
3º trimestre
Cap 6 - NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSAS AÇÕES?
Pensar, discutir e produzir – O rouxinol e o caçador
Ampliação dos entendimentos: A ignorância e a
responsabilidade moral; A questão da força externa e a responsabilidade moral;
As forças internas e a responsabilidade moral; As três posturas e a
responsabilidade moral.
Para saber e refletir: Livre-arbítrio na literatura
Pensar como PROTAGONISTAS – O caso das laranjas Ugli
Rousseau – “A liberdade como valor supremo”
Cap 7 - SER FELIZ OU POR UMA ÉTICA E UMA ESTÉTICA
EMANCIPATÓRIAS
Pensar, discutir e produzir na COM.A.I. – O gigante e as
crianças
Ampliação dos entendimentos: A ética no Período Moderno; A
ética no Período Contemporâneo; A ética Hoje; A cidadania e a sociedade
tecnológica.
Para saber e refletir: A ética, a estética e a emancipação
humana
Pensar como PROTAGONISTAS: Emancipação pelos valores –
Axiologia
Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno – “A tarefa atual da arte
é introduzir o caos na ordem”
Nenhum comentário:
Postar um comentário