Leia aqui uma crítica. Outra crítica aqui. E aqui veja quem é João Grilo. Aqui sobre Ariano Suassuna.
E veja aqui o motivo de conhecer esta obra clássica.
Auto (do latim actu = ação, ato) é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta (normalmente, compõe-se de um único ato), os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora. Suas personagens simbolizam as virtudes, os pecados, ou representam anjos, demônios e santos.
Com o passar do tempo, o auto passou a ser definido como uma peça de curta duração de conteúdo religioso ou profano, burlesco e alegórico, escrito geralmente em verso. Sua característica principal é o conteúdo simbólico, cujos personagens são entidades abstratas, geralmente de caráter religioso ou moral (o pecado, a luxúria, a bondade, a virtude, entre outros).
O maior representante luso dessa modalidade dramática é Gil Vicente, com autos que romperam os tempos e são dramatizados até hoje, como é o caso do Auto da Barca do Inferno. No Brasil, Ariano Suassuna é um dos grandes exemplos de escritores de autos, com peças importantíssimas e muito conhecidas, como em O Auto da Compadecida.
---
Curiosidades: veja aqui a primeira versão em filme do auto feita em 1969. E aqui a versão de 1999;
---
Questionário:
01 - O que é um "auto"?
02 - Quem é o autor de "o auto da compadecida? Fale sobre ele.
03 - Dê as características dos personagens João Grilo e do Chicó.
04 - Onde e quando acontecem os fatos do filme?
05 - No filme, há representantes de cada estrato social: núcleo econômico, religioso, social, político e de excluídos. Exemplifique-os.
06 - Os personagens possuem falhas morais e éticas. Qual a intenção do autor em representar tais características?
07 - O que motiva as mentiras de Chicó?
08 - Cite as críticas sociais apresentadas na ficção do auto e explique uma delas.
09 - O personagem mais humilde é também o mais "sabido". João Grilo engana, manipula e gerencia uma série de desventuras. Sendo ele tão capaz, por que não tinha uma vida mais aprazível?
10 - O filme trata de "contos de réis". Qual o nome da moeda? Ao qual valor corresponde a um "conto"?
11 - Há elementos de fantasia na obra. Quais são eles? Para qual objetivo o autor utiliza este recurso?
-
12 - "A esperteza é a arma do pobre". Disserte sobre este tema em 20 linhas, incluindo o título, e conclua posicionando-se contrária ou favoravelmente ao ditado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário