sexta-feira, 2 de março de 2018

Transformações físicas e psíquicas: um olhar do adolescente

Fonte (com alterações)


A adolescência caracteriza-se por um momento de vivências associadas a profundas transformações físicas e psíquicas. Trata-se de uma etapa de transição entre a vida infantil e a vida adulta. É nesta fase de extrema relevância que o adolescente irá adquirir subsídios como: princípios, valores, crenças, atitudes e vontades, e também descobrirá seu papel social, determinando intensa ansiedade e inúmeras fantasias.

A puberdade e a adolescência são duas etapas do desenvolvimento que não devem ser confundidas. Embora estejam relacionadas, a puberdade diz respeito aos processos biológicos, que culminam com o amadurecimento dos órgãos sexuais. Já a adolescência, por sua vez, compreende as alterações biológicas, mas também as psicológicas e sociais que ocorrem nesta fase de desenvolvimento. O adolescente neste período prepara-se para estabelecer seus valores e sua própria identidade, passando por profundas perdas que são denominadas lutos. Este processo provoca sentimentos de estranheza e inquietação e, ao mesmo tempo, contribui para a consolidação de seu desenvolvimento psíquico.

É na adolescência que a sexualidade se estrutura e assume seu papel definitivo. Desta forma, é precípuo ressaltar que o exercício da sexualidade de forma irresponsável e inconsequente acarreta conflitos e traz alterações nos projetos futuros de cada adolescente, resultando, muitas vezes, em situações de gravidez indesejada, aborto, Doenças Sexualmente Transmissíveis/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (DST/AIDS), abandono escolar e delinquência que, consequentemente, interferirão em sua saúde integral. .... Desta forma, é imprescindível que os pais, professores e profissionais da equipe de saúde, que fazem parte do universo das relações interpessoais dos adolescentes, participem no sentido de contribuir para o desenvolvimento saudável dos mesmos.

Tendo em vista tais considerações iniciais, é importante aprofundarmos nossa reflexão sobre como o adolescente vivencia essas mudanças nos dias de hoje, para que possamos adquirir experiências com os mesmos, e assim promover uma educação adequada, ética e eficaz. Portanto, deve-se ir além da simples transmissão de informações, e visar uma conscientização do sujeito sobre sua própria condição fisiológica de "ser adolescente".

(...)

É prudente mencionar que as meninas entrevistadas têm maior conhecimento acerca das modificações que ocorrem com o sexo feminino e masculino durante a puberdade.

Desta forma, chamam a atenção alguns fatores que reforçam a necessidade de estudos mais aprofundados e práticas envolvendo os adolescentes, entre eles: a iniciação sexual precoce; os tabus relativos à sexualidade; a desinformação sobre o corpo referente à anatomia e à fisiologia dos órgãos reprodutores; a desvinculação da prática sexual à possibilidade de gravidez; a alta incidência de doenças sexualmente transmissíveis e o desconhecimento dos métodos contraceptivos.

Diante das principais alterações psíquicas ocorridas durante a adolescência, observou-se que a presença de sentimentos ora de tristeza ora de alegria foi evidenciada pela maioria dos sujeitos entrevistados. Sabe-se que a adolescência constitui-se em um conjunto de vivências que carregam dificuldades e incertezas, tornando-se uma etapa decisiva e de grande importância para eventos futuros.

Na literatura, existem relatos que comprovam este período de desequilíbrio e instabilidade extrema vivido pelo adolescente. Nesta fase, o mesmo irá adquirir subsídios como princípios, valores, crenças, atitudes e vontades, e também descobrirá seu papel social, determinando intensa ansiedade e inúmeras fantasias.

Segundo autores, nessa passagem do adolescer é comum observar a oposição das ideias e valores pela necessidade de testar, agredir e contrariar as normas impostas pelos pais ou pela sociedade em busca de novas experiências e desafios. O adolescente acredita ser ilimitado, mas, ao mesmo tempo, sente-se, em muitas ocasiões, imaturo e inseguro, o que o torna vulnerável tanto física como intelectualmente.

O desejo pelo outro foi apontado pelos participantes como importante sentimento presente na adolescência. Donos de um corpo em crescentes transformações e regidos por uma mente ávida de novas experiências, os adolescentes trilham pelos caminhos da curiosidade e do desejo ainda incontroláveis com pouco ou nenhum conhecimento da fisiologia do corpo, agora reprodutivo.

Ao serem questionados quanto aos principais sentimentos ocorridos durante esta fase de desenvolvimento, notou-se que a ansiedade foi referida pela maioria dos entrevistados. É oportuno ressaltar que a ansiedade é, na adolescência, um sentimento que adverte os jovens de que há algo a ser temido, refere-se a uma inquietação que se pode traduzir em manifestações de ordem fisiológica e emocional, pois está fundamentalmente relacionada com a busca da identidade, aceleração do desenvolvimento intelectual e evolução sexual.

O adolescente sente-se ameaçado pelas grandes alterações que lhe estão acontecendo: no seu corpo, na relação com os pais, em que os conflitos de dependência/autonomia são constantes, nos receios em relação às suas competências sociais-escolares e na relação com os pares.

A análise dos dados permitiu classificar como insatisfatório o nível de conhecimento dos adolescentes sobre os conceitos de espermatozóide, menstruação e ovulação. ... Desta forma, vale ressaltar que educadores, pais e profissionais da saúde estão, muitas vezes, despreparados para lidar com questões referentes à adolescência e sexualidade, devido à falta de qualificação e incentivo, dificultando ainda mais o processo de desenvolvimento.

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A desinformação dos adolescentes quanto à fisiologia do corpo colabora com o surgimento de interpretações equivocadas e contribui para a vivência de conflitos que poderiam ser evitados através de informações simples e adequadas a respeito do processo de desenvolvimento puberal, maturação sexual e outros aspectos.

Os resultados deste estudo indicam que, em relação às modificações que mais trouxeram perturbação aos adolescentes, a menstruação foi o principal elemento mencionado pelas meninas. Em concordância a outro estudo, a menarca assume papel relevante no desenvolvimento, uma vez que continua sendo o marco que identifica a passagem da infância para a adolescência. Entretanto, constatou-se que a maioria dos meninos entrevistados afirmou não ter passado por nenhum tipo de perturbação durante esta fase.

No presente estudo, pode-se observar que a família foi mencionada por meninos e meninas como um importante referencial de orientação. Desta forma, é necessário salientar que os pais exercem um relevante papel no processo de socialização, pois influenciam os filhos por meio de valores, informações e modelos de conduta que auxiliam na construção da aprendizagem.

Embora a adolescência seja vigorosamente marcada por processos biológicos, as transformações pelas quais passam os adolescentes também resultam de processos inerentes ao pertencimento familiar. A família, por sua vez, apresenta forte influência e determina diferenças significativas sobre o estilo de projeção de vida dos adolescentes.

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Torna-se evidente, portanto, a necessidade e a importância da organização de espaços de diálogo entre adolescentes, professores e profissionais da saúde como um valioso dispositivo capaz de reforçar e intensificar as respostas sociais com vistas à superação das relações de vulnerabilidade existentes entre estes grupos.


CONCLUSÃO 

Diante do exposto e em face ao objetivo do estudo, conclui-se que existe uma barreira associada ao conhecimento dos adolescentes sobre as transformações físicas e psíquicas que ocorrem neste período, e esta desinformação pode contribuir para a vivência de experiências equivocadas e conflituosas.

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