As técnicas que abordaremos aplicam-se para todos aqueles que precisam elaborar uma entrevista, seja ela jornalística, de alguma celebridade, para algum trabalho ou pesquisa específica. ...
O principal segredo para se elaborar uma boa entrevista é a preparação. Dessa forma, é necessário que o entrevistador se prepare com antecedência para que tudo ocorra da melhor forma possível. ...
No ramo jornalístico, sabemos que existe uma sequência de seis perguntas chave para que o jornalista elabore uma matéria e passe as informações de forma mais objetiva.
Eis as perguntas: O quê? Quando? Onde? Quem? Como? Por quê?
Essas perguntas se aplicam na execução de um texto jornalístico ou para se fazer uma entrevista com quem tenha testemunhado um acontecimento repentino.
...
Porém, em uma entrevista planejada, as perguntas devem ser preparadas de acordo com aquilo que se sabe sobre o tema, ou seja, é necessário que se faça uma pesquisa sobre o assunto que será discutido. Dessa forma, você terá argumentos e bom conhecimento para que faça a entrevista fluir de maneira satisfatória.
Saiba tudo sobre os fatos e a história da pessoa que quer entrevistar, assim como os assuntos que serão abordados no decorrer da entrevista. Para isso, é necessário que seja feito uma pesquisa bem elaborada sobre o assunto, as pessoas e demais aspectos possíveis em relação ao entrevistado.
Após feita a pesquisa sobre o entrevistado e tendo finalizado o que será discutido na entrevista, elabore um roteiro com as perguntas em ordem de temas. Fique atento à resposta dada, pois ela pode dar abertura para uma outra pergunta mais interessante e, até mesmo, reveladora.
- Faça perguntas bem elaboradas
É importante dizer que as perguntas do seu roteiro devem ser bem elaboradas, pois não há continuidade, nem fluidez na entrevista, se as respostas são, na sua maioria, “sim” ou “não”.
Lembre-se das cinco perguntas chave do jornalismo, para elaborar um questionário inteligente e objetivo.
- Use a entrevista como fonte de conhecimento ou de averiguação
Entrevistas devem ser tratadas de maneira séria, sempre com a intenção de proporcionar conhecimento aos leitores e/ou averiguar fatos de determinados acontecimentos e assuntos.
Contudo, em entrevistas informais e de entretenimento, pode haver descontrações para deixar o entrevistado mais à vontade ou ainda, tornar a matéria mais divertida e irreverente.
- Dite o ritmo da entrevista
Defina um ritmo às suas entrevistas, começando por assuntos mais básicos e informações pessoais do entrevistado, como nome, idade, profissão. Em seguida, tendo conquistado a confiança dele, aborde assuntos mais interessantes ou polêmicos.
O importante é saber prender o entrevistado e desenvolver uma entrevista que se pareça com uma conversa, onde as respostas fluam de maneira satisfatória e natural, sem parecer forçada.
- Mantenha o ritmo da entrevista
Quando se conquista um bom ritmo numa entrevista, é necessário também, que ele se mantenha. É comum entrevistas começarem bem e depois a conexão se perder durante a conversa.
Estabelecer um ritmo do começo ao fim de uma entrevista é um ponto importante para se tornar um bom entrevistador.
- Dê a fala sempre ao entrevistado
O entrevistado deve falar mais que o entrevistador, ou seja, o papel daquele que faz as perguntas nunca deve se sobressair daquele que as reponde. Dessa forma, tenha cuidado para não falar algo impensado, por instinto.
Quando alguém aceita ser entrevistado, devemos sempre lembrar que aquela pessoa está cedendo um pouco do tempo dela a você. Por isso, sempre trate-a bem, com cordialidade, gentileza e respeito.
- Não fale sobre suas opiniões
A verdade dói, mas deve ser dito: suas opiniões não importam! Se importassem, você seria o entrevistado. Portanto, nunca deixe suas opiniões sobressaírem ao seu profissionalismo.
Mesmo que você discorde de tudo o que o entrevistado esteja falando, mesmo que ele esteja realmente errado. A opinião é dele. Você só deve transmitir o que esta sendo dito, da forma mais fiel possível.
- Saiba tocar em assuntos delicados
Em alguns casos, podemos nos deparar com entrevistas que tragam à tona assuntos extremamente delicados. Então, o entrevistador deve estar preparado para saber o momento certo de abordar o tema, como também, deve saber abordá-lo de forma mais sutil e delicada possível.
Essa técnica vale, especialmente, se o entrevistado for alguém respondendo a algum crime ou se a matéria for investigativa.
Essa dica é mais do que óbvia, contudo, um dos maiores erros cometidos por entrevistadores é se mostrarem desinteressados pelo assunto, pela pessoa ou pela matéria que estão trabalhando.
Portanto, mesmo que você deteste o assunto da entrevista ou não tenha o mínimo de interesse, seja um bom profissional e preste a atenção no entrevistado e em tudo o que ele diz.
Dessa forma, você pode até se acostumar e, passar a gostar do assunto, aprender algo novo ou, quem sabe, mudar de opinião.
Outro detalhe importante que é a causa dos maiores erros cometidos por entrevistadores: o nervosismo. É extremamente importante manter-se calmo para que a entrevista flua da melhor maneira possível e para que seu entrevistado se sinta seguro e confortável.
Essas dicas, quando colocadas em prática, servem de orientação para realizar um bom trabalho. No entanto, como todo tipo de trabalho, quanto mais você fizer, melhor você ficará!