Projeto “Eu, indivíduo evoluído”
Apresentação de VPS
- Eleição de Representante de Turma e Conselho de Representantes;
- Formação de chapas, plataformas de atuação e eleição do Grêmio Estudantil.
Quem somos nós? - 2
- O ser humano: processo de evolução – aspectos biológicos e sociais;
Apresentação de VPS
- Eleição de Representante de Turma e Conselho de Representantes;
- Formação de chapas, plataformas de atuação e eleição do Grêmio Estudantil.
Quem somos nós? - 2
- O ser humano: processo de evolução – aspectos biológicos e sociais;
- Os valores
que nos tornam Humanos;
- A razão e a emoção – características humanas;
Filme “As Aventuras de Hucleberry Finn”
Quem sou eu – 2
- Eu sou quem eu penso ser, quem o outro pensa que sou, um amalgama desses ou nenhum?
- Estou no caminho para tornar-me quem sou?
Feira dos Povos
- Tema ‘Ser Humano’;
- Introdução, desenvolvimento e apresentação do projeto para a Feira dos Povos.
- A razão e a emoção – características humanas;
Filme “As Aventuras de Hucleberry Finn”
Quem sou eu – 2
- Eu sou quem eu penso ser, quem o outro pensa que sou, um amalgama desses ou nenhum?
- Estou no caminho para tornar-me quem sou?
Feira dos Povos
- Tema ‘Ser Humano’;
- Introdução, desenvolvimento e apresentação do projeto para a Feira dos Povos.
2º trimestre
Projeto “Eu, ser humano livre”
- “Mens sana in corpore sano”;
- Aprimorando meu desempenho físico e mental;
- Aspectos essenciais: alimentação, hidratação, sono, atividade física, diversão, meditação;
- As desvantagens do uso excessivo de tecnologia;
- As vantagens do equilíbrio.
Indústria cultural e ideologia
- O que é indústria cultural e cultura de massa.
- Como se formam as ideologias?
- Identidade, viés e participação.
Filme “Conte Comigo”
Conhecimento - construindo o saber.
- Fábulas e Mitos;
- Conhecimentos: religioso, filosófico e científico;
- Dialética, Lógica e síntese;
- Argumentação embasada.
Biografias – humanos evoluídos
- Apresentação, contextualização e realizações;
- Contribuição social e consequências proativas;
- Dramatização.
- “Mens sana in corpore sano”;
- Aprimorando meu desempenho físico e mental;
- Aspectos essenciais: alimentação, hidratação, sono, atividade física, diversão, meditação;
- As desvantagens do uso excessivo de tecnologia;
- As vantagens do equilíbrio.
Indústria cultural e ideologia
- O que é indústria cultural e cultura de massa.
- Como se formam as ideologias?
- Identidade, viés e participação.
Filme “Conte Comigo”
Conhecimento - construindo o saber.
- Fábulas e Mitos;
- Conhecimentos: religioso, filosófico e científico;
- Dialética, Lógica e síntese;
- Argumentação embasada.
Biografias – humanos evoluídos
- Apresentação, contextualização e realizações;
- Contribuição social e consequências proativas;
- Dramatização.
3º trimestre
Projeto “Eu, estudante dedicado”
Introdução à Filosofia
- História e escolas;
- Conceito;
- Contribuição da Filosofia à sociedade;
- Como praticar a Filosofia?
“Ser Estudante - 2”
- Minha responsabilidade de ‘aluno’;
- Desenvolvimento do Plano de Estudos e Atividades (semanal e mensal);
- Formas de estudo: como estudar? Pra quê estudar?
- Tipos de trabalhos: artigos, ensaios, resenhas, resumos, relatório, fichamento, comunicação.
- Pre-texto, texto e pós-texto.
Filme “Ensinando a Viver”
A vida e escola - 2
- História da educação;
- Pedagogia;
- Os 4 saberes: fazer, estar, aprender e ser.
Introdução à Filosofia
- História e escolas;
- Conceito;
- Contribuição da Filosofia à sociedade;
- Como praticar a Filosofia?
“Ser Estudante - 2”
- Minha responsabilidade de ‘aluno’;
- Desenvolvimento do Plano de Estudos e Atividades (semanal e mensal);
- Formas de estudo: como estudar? Pra quê estudar?
- Tipos de trabalhos: artigos, ensaios, resenhas, resumos, relatório, fichamento, comunicação.
- Pre-texto, texto e pós-texto.
Filme “Ensinando a Viver”
A vida e escola - 2
- História da educação;
- Pedagogia;
- Os 4 saberes: fazer, estar, aprender e ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário