“Você tem fome de quê?”
Feira dos Povos – 2018
Cronograma e Regulamento
DATA
|
PRÉVIAS/ATIVIDADE
|
PONTUAÇÃO
|
|
27/04
|
Definição dos grupos de trabalho e
temas.
|
||
Orientação e Organização das pesquisas
|
|||
Durante todas as etapas
|
Etapa 1
|
FORMATIVO
|
2,0
|
04/05
|
Etapa 2
|
PRÉ PRODUÇÃO (prévia)
|
2,0
|
17/05
|
Etapa 3
|
Organização do espaço, de materiais e
limpeza na montagem dos estandes
|
1,0
|
18/05
|
Avaliação definitiva dos professores
|
2,0
|
|
18/05
|
Organização do espaço, de matérias e
limpeza na desmontagem dos estandes
|
1,0
|
Regulamento
Encaminhamentos em aulas
Os participantes devem se organizar para que cada um pesquise itens
e/ou fontes diferentes para que as aulas disponibilizadas sejam utilizadas para
a produção efetiva do grupo.
Nas prévias, o grupo deve apresentar o andamento do trabalho,
destacando o que já está pronto, além das dúvidas e dificuldades.
Os grupos serão orientados pelos professores a seguir:
·
6º ano A e B – (Caroline) – Povo
americano e povo latino europeu.
·
7º ano A e B – (Giovani) – Povo
indo-europeu e povo oriental.
·
8º ano – (Thiago) – Povo africano.
·
9º ano – (Thiago) – Povo do Oriente
Médio.
Com o professor, cada turma irá realizar uma subdivisão em pequenos
grupos.
O processo avaliativo pode ser realizado pelo professor de cada turma
específica.
Conteúdo
O tema da Feira dos Povos do ano de 2018 abordará a necessidade básica
do ser humano: a alimentação. Tendo por título o trecho “você tem fome de quê?”
da música “Comida” dos Titãs, buscará identificar as raízes culinárias dos
povos americanos, latinos europeus, indo-europeus, Oriental, africanos e do
Oriente Médio que formaram a complexa nação brasileira. Vale ressaltar que o
conceito próprio de nação consiste no agrupamento étnico que compartilha
valores, hábitos, tradições, religião, língua, instituições e consciência
nacional.
Aspectos avaliados
- Prévias:
a avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de pesquisa e
preparação.
- Estande:
o grupo deverá reproduzir no estande os aspectos pesquisados com um
expressivo número de características e informações possíveis sobre o tema
sorteado. Para tal podem ser utilizados objetos de decoração, fotos,
cartazes, mapas, panfletos, vídeos etc.
- Ornamentação,
organização e limpeza: estes aspectos são de fundamental importância
para um desempenho do grupo, portanto é um dos aspectos avaliativo.
Material
Cada turma receberá cadeiras, mesas quadradas e toalhas de TNT para
forrar as mesas. Além disso, junto aos professores, serão disponibilizados os
materiais de uso coletivo, como cola, tintas e papeis. Qualquer outro material
desejado deverá ser providenciado pelo grupo.
Avaliação
A Feira dos Povos vale 8,0 pontos e o valor
de cada etapa está descrito no cronograma.
Esta nota será somada aos trabalhos das disciplinas de Geografia, História
e VPS, ou seja, a nota obtida será computada no valor cognitivo das três
disciplinas no 2º trimestre.
A apresentação das “prévias” é obrigatória.
A não participação de membros do grupo durante a realização e
apresentação do trabalho acarretará em perda de nota do(s) aluno(s) em questão.
Caso algum membro apresente participação inadequada e/ou prejudicial ao grupo,
a critério dos professores este aluno pode ter sua nota cognitiva diferenciada.
Estrutura
da pesquisa
A pesquisa dos alimentos que serão escolhidos para conhecer a história de
sua origem, a geografia que possibilitou seu uso e a sua migração para o Brasil
deverá ser baseada em três pilares: OPORTUNIDADE, RENDIMENTO e CONSERVAÇÃO.
Entendendo que a oportunidade se dava pela existência dos ingredientes na
região, o rendimento era a necessidade em preparar o alimento com o
aproveitamento máximo do produto e a conservação para suprir com tecnologia a
possibilidade de utilizar o alimento com o decorrer do tempo.
Para facilitar a metodologia de pesquisa e o entendimento da matéria,
cada alimento escolhido como base da pesquisa será acompanhado pelo país em que
se originou.
Aspectos
Contextualize historicamente os motivos da movimentação destes povos
para o Brasil considerando:
1. A geografia em seus aspectos físico, econômico e populacional.
2. A história no âmbito da formação territorial, política, econômica e
social (modo de produção).
3. A adequação do alimento aos conceitos de Oportunidade, Rendimento e
Conservação. A adaptação da culinária de um povo para a cultura brasileira.
Indumentária:
Cada grupo se apresentará vestido com as roupas do povo, sendo um
representante caracterizado com as roupas de um Chef (ou cozinheiro)
tradicional do povo.
Decoração:
As informações da apresentação estarão contidas num cardápio,
característico do povo de cada alimento, construído pelos alunos.
Sugere-se a seguinte formatação: Informações do povo, localização,
história, receita do alimento e curiosidades.
Local da Feira:
Serão disponibilizadas duas salas de aula do corredor do Fundamental
II para a instalação dos stands dos 7os anos, uma representando a Europa e
outra o Oriente, sendo que os grupos de turmas diferentes deverão coordenar a
decoração para alcançarem juntos o melhor resultado.
Tema:
A música da banda de rock Titãs foi escolhida como tema por conter em
sua letra divagações capazes de questionar a função orgânica da alimentação
comparada à cultura e ao desenvolvimento social do seu povo.
Comida
- Titãs
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer
A gente quer comer e quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
A gente não quer só comer
A gente quer comer e quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade
Diversão e arte
Para qualquer parte
Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh
Necessidade, vontade, eh
Necessidade
Grupos:
7° ano A
Grupo 1 - Oriental
|
Notas
| |||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
| |
Pedro Resende
| ||||||
Alice
| ||||||
Ângelo Lira
| ||||||
Theo B
| ||||||
Eduardo B
|
Grupo 2 – Indo-europeu
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
|
|
Ana Sofia
|
||||||
Luca
|
||||||
Carol
|
||||||
Ana Clara
|
||||||
Eduardo M
|
Grupo 3– Indo-europeu
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
|
|
Ian
|
||||||
João U
|
||||||
Giovanni
|
||||||
Pedro P
|
||||||
João M
|
Grupo 4– Indo-europeu
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
|
|
Ananda
|
||||||
Camila
|
||||||
Gabriel A
|
||||||
Davi
|
Grupo 5 - Oriental
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
|
|
Diego
|
||||||
Gabriela
|
||||||
Matheus
|
||||||
Ângelo G
|
7° ano B
Grupo 1 - Oriental
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota
final
|
|
Beatriz
|
||||||
Giovanna
|
||||||
Olívia
|
||||||
Helena
|
||||||
Theo
|
Grupo 2– Indo-europeu
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
|
|
Rafael
|
||||||
Vitor
|
||||||
Manuel
|
||||||
Bernardo
|
||||||
Luiz Eduardo
|
||||||
Julião
|
Grupo 3– Indo-europeu
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
|
|
Rudah
|
||||||
Vagner
|
||||||
Harumi
|
||||||
Maria Eduarda
|
||||||
Carol
|
Grupo 4 - Oriental
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
|
|
Mariah
|
||||||
Ana Laura
|
||||||
Isabela
|
||||||
Maria Eduarda M
|
||||||
Lívia
|
Grupo 5 - Oriental
|
Notas
|
|||||
Form
|
Pré-Prod
|
Mont
|
Apres
|
Desm
|
Nota final
|
|
Lia
|
||||||
Flávia
|
||||||
Fernanda
|
||||||
Bruna
|
||||||
Heitor
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário