O trabalho com telejornal digital na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento às produções dos colegas.
A produção de um telejornal da escola permite ao aluno ser produtor de informação e não só consumidor. Permite, ainda, situações reais de leitura e escrita, possibilitando a observação e reflexão sobre o mundo a sua volta.
Esse tipo de atividade também pode suprir a necessidade dos alunos por novidades, ao gerar diferentes fontes de conhecimento, além de ser uma possibilidade de conhecer melhor a realidade escolar e vivenciá-la de uma forma mais dinâmica.
- PÚBLICO-ALVO: Alunos do Ensino Ensino Fundamental e Médio
OBJETIVOS:
· Usar com autonomia o processador de texto (Word), a máquina digital e o Windows Movie Maker.
· Vivenciar a produção de informação.
· Ampliar a reflexão sobre informação e meios de comunicação.
· Exercitar as especificidades da linguagem audiovisual.
· Incentivar a produção de textos informativos.
· Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador e máquina digital- PROGRAMAS UTILIZADOS: Processador de texto (Word) e Windows Movie Maker.
· A classe dividida em grupos onde os alunos devem ter papéis definidos: uma dupla de alunos deve ficar responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do jornal) e uma, ainda, deve cuidar do figurino (visual do apresentador) e etc.
· ...
· Para organizar a produção, os grupos elaboram:1. Um roteiro de trabalho, colocando as funções e responsabilidades de cada aluno no grupo, para eles não se perderem no decorrer do trabalho.
2. Um roteiro de como será apresentado o jornal, indicando a seqüência da apresentação das notícias.
3. Um esboço de como será o cenário utilizado no jornal, listando os materiais necessários.
4. Perguntas pertinentes, caso haja uma entrevista.
5. Quais informações são necessárias para formular uma notícia.
Produzindo as matérias· Os responsáveis pela produção do texto devem ir a campo para colher informações que dêem subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa, cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de fundo, a música de entrada etc.), assim como os que assumiram a produção do figurino.
· Cada dupla produz as matérias no processador de texto.
·Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher os alunos para serem os apresentadores das matérias elaboradas.
Gravando...· O grupo então ajuda o apresentador a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção.
· Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, maquiagem) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.
· No Windows Movie Maker, (p. ex.) os grupos devem trabalhar com seus vídeos. Terminado a edição, devem salvar como arquivo de video com uma indicação de que o vídeo está finalizad.
Dicas para produção do telejornal na escola· Decidir o nome do telejornal e emissora.
· Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
· O apresentador deve ter domínio da leitura e boa dicção.
· Cada assunto deverá ter o tempo necessário para que a apresentação não fique cansativa.
· Se a equipe decidir, poderá haver mais que um cenário.
A edição do vídeo deve ser realizada pelo grupo, em um só computador. Se a equipe decidir, poderá colocar propagandas entre os blocos de notícias, mas deve ficar atento ao tempo utilizado. E as propagandas devem ser ligadas ao tema do telejornal.
Apresentação da produção
A equipe apresenta a sua parte do telejornal para a turma com a ajuda do projetor multimídia ou video DVD.
Roteiro de entrevista
- Nome do entrevistado:
- Nome do evento ou tema da entrevista:
- Como surgiu a idéia de criação do evento ou tema da entrevista:
- Tempo de duração:
- Como é possível participar ou contribuir para...
- Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior)
- Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.)
- Quais os resultados esperados
- Mencionar o fato (O que aconteceu?)
- Onde aconteceu?
- Quando?
- Como?
- Quais os envolvidos?
- Qual o porquê do ocorrido?
Fonte (com alterações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário