Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.
"Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, MySpace, Badoo), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, redes militares, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Com as diversas redes sociais, os consumidores estão em contato constante com as marcas. Este fato resulta da revolução tecnológica que, com tablets e smartphones, coloca o mundo nas mãos do consumidor, e tem, como consequência, uma revolução ao nível do marketing e da forma como as empresas se comunicam com os consumidores. Devido a este fenômeno, as marcas, nas mais diversas áreas de negócio, estão a perceber-se de que as técnicas de marketing tradicionais estão a tornar-se cada vez menos eficazes e mais dispendiosas, isto porque a segmentação no marketing "tradicional" é muito menos eficaz e a medição do impacto não é imediata, o que acontece com o marketing digital e, principalmente, com o marketing das redes sociais.
As marcas já não conseguem controlar nem a sua comunicação nem o que se diz sobre elas nas redes sociais. O consumidor assumiu o controle e é participativo em todo o processo de comunicação, chegando mesmo ao ponto de as marcas terem que apresentar conteúdos relevantes, pertinentes e adequados aos desejos e necessidades dos consumidores de forma a terem "permissão" para falar com eles. Este fenômeno está diretamente ligado a um conceito emergente no marketing e comunicação.
Fonte: Wikipédia
Qual é a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais?
Por Rafael Hernandez (com alterações)
As Mídias Sociais “new media” (novas mídias) são as plataformas que utilizamos para nos comunicarmos; como o Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Blogger, Wordpress, Sónico, Youtube e etc...
Qual a diferença entre as plataformas de “mídia social”?
Cada mídia possui uma característica própria. O Facebook é uma plataforma onde mantemos um perfil pessoal para nos relacionarmos com nossa rede de amigos, podemos postar fotos, dizer o que pensamos naquele momento e até mesmo saber da vida de outras pessoas.
No Facebook existe a diferença entre perfil pessoal (amigos) e FanPage (empresas), que na plataforma empresa será representada por uma pessoa, ou seja, a empresa não é pessoa física, e isso a diferencia do perfil pessoal, passando a ser representada por alguém ligada diretamente a ela, no entanto, cria-se um relacionamento entre marcas / produtos.
O Orkut também é um site de relacionamento, assim com o Quepasa, Sônico, Hi5 e outros.
Já o MySpace é mais utilizado para a divulgação de bandas, novos cantores, músicas, e isso tornou a plataforma em uma rede social de artistas em busca de oportunidades profissionais com gravadoras e empresários, que entram na rede buscando novos talentos; o MySpace está tentando mudar isso.
O Linkedin é outra plataforma que visa a rede social de negócios, onde você deixa seu perfil em formato de currículo, isso faz com que as empresas busquem novos profissionais para o mercado de trabalho.
Não podemos esquecer o YouTube que é uma plataforma fantástica de relacionamento de vídeos, não serve apenas para compartilhar com seus amigos e sim com o mundo em uma velocidade enorme.
Resumindo: Rede Social é o relacionamento de pessoas através de um grupo de amigos e Mídias Sociais são as plataformas que utilizamos para nos comunicarmos, passando informações para as pessoas.
As 10 Maiores redes sociais do mundo
Facebook: 1,15 bilhão de usuários únicos
YouTube: 1 bilhão
Qzone: 712 milhões
Sina Weibo: 500 milhões
WhatsApp: 350 milhões
Google+: 327 milhões
Tumblr: 300 milhões
Line: 275 milhões
Twitter: 240 milhões
WeChat: 236 milhões
Leia também:
- A ilusão das redes sociais
- Entendendo os Riscos
- Benefícios e Riscos
Curiosidade:
- Eu quero ter um milhão de amigos, de Roberto Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário