segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Conteúdo Anual - 7o ano

1º trimestre
Projeto “Eu, indivíduo evoluído”

Apresentação de VPS
-    Eleição de Representante de Turma e Conselho de Representantes;
-    Formação de chapas, plataformas de atuação e eleição do Grêmio Estudantil.

Quem somos nós? - 2
-    O ser humano: processo de evolução – aspectos biológicos e sociais;
-    Os valores que nos tornam Humanos;
-    A razão e a emoção – características humanas;

Filme “As Aventuras de Hucleberry Finn”

Quem sou eu – 2
-    Eu sou quem eu penso ser, quem o outro pensa que sou, um amalgama desses ou nenhum?
-    Estou no caminho para tornar-me quem sou?

Feira dos Povos
-    Tema  ‘Relações Humanas’;
-    Introdução, desenvolvimento e apresentação do projeto para a Feira dos Povos.

2º trimestre
Projeto “Eu, ser humano livre”
-    “Mens sana in corpore sano”;
-    Aprimorando meu desempenho físico e mental;
-    Aspectos essenciais: alimentação, hidratação, sono, atividade física, diversão, meditação;
-    As desvantagens do uso excessivo de tecnologia;
-    As vantagens do equilíbrio.

Indústria cultural e ideologia
-    O que é indústria cultural e cultura de massa.
-    Como se formam as ideologias?
-    Identidade, viés e participação.

Filme “Conte Comigo”

Conhecimento - construindo o saber.
-    Fábulas e Mitos/Conhecimentos: religioso, filosófico e científico;
-    Dialética, Lógica e síntese;
-    Argumentação embasada.

Biografias – humanos evoluídos
-    Apresentação, contextualização e realizações;
-    Contribuição social e consequências proativas;
-    Dramatização. Projeto “Eu, estudante dedicado”

3º trimestre
Introdução à Filosofia
-    História e escolas;
-    Conceito;
-    Contribuição da Filosofia à sociedade;
-    Como praticar a Filosofia?

“Ser Estudante - 2”
-    Minha responsabilidade de ‘aluno’;
-    Desenvolvimento do Plano de Estudos e Atividades (semanal e mensal);
-    Formas de estudo: como estudar? Pra quê estudar?
-    Tipos de trabalhos: artigos, ensaios, resenhas, resumos, relatório, fichamento, comunicação.
-    Pre-texto, texto e pós-texto.

Filme “Ensinando a Viver”

A vida e escola - 2
-    História da educação;
-    Pedagogia;
-    Os 4 saberes: fazer, estar, aprender e ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário