domingo, 24 de setembro de 2017

Educação Física: vulnerabilidade e esporte

O esporte pode ser usado como ferramenta de combate ao bullying? Por quê?

7º ano

André – “Pode, mas ao mesmo tempo pode gerar o cyberbullying. Pois o esporte mostra o caráter das pessoas, então a pessoa pode ser solidária com o oponente, ou ela pode excluir e banalizar o outro.”

Anita –“Eu acho que não, porque muitas vezes, pode piorar pois podem julgar também sua aparência física e o modo que jogam e isso pode piorar tudo.”

Brisa – “Talvez, os esportes podem ligar as pessoas. Mas assim, quando alguém escolhe o time para algum jogo, ele sempre escolhe as mais fortes, primeiro. E os últimos, normalmente, se sentem magoados.”

Caio – “Sim. Pois se você jogar bem para um esporte vão te escolher para o time.

Carolina –“Sim. Porque, por exemplo, se a pessoa for obesa o esporte vai ajudar a emagrecer.”

Davi –“Sim, pois o esporte pode fazer com que as pessoas se unam e ajudem quem precisa como pessoas com certas deficiências.”

Gabriel  –“Eu acho que não porque vários jogos a pessoa tem que tocar a bola para o colega, se a pessoa estiver excluindo, a pessoa que está livre é só não tocar.”

Gabriela –“Eu acho que pode, pois é possível unir pessoas e melhorar seus relacionamentos porém, pode piorar o bullying. Depende do caráter dos envolvidos.”

Gael – “Sim. Pois se alguém for bondoso, gentil e esperto e defender a pessoa que está sofrendo, além de que a pessoa possa revelar uma certa habilidade em um esporte e acabar com o bullying.”

Giovana– “Não, porque podem excluir mais ainda. Mesmo estando juntos pode haver agressão física e não escolher no grupo e ainda agressão verbal.”

Guilherme –“Pode, pois o esporte integra todos os alunos, fazendo-os se conhecerem melhor e até fazerem novas amizades.”

Heda –“Não, porque em um jogo você pode agredir alguém por querer, e contar como acidente é um jeito de cobrir o bullying e também fazer comentários ruins pela performance.”

Heitor – “Sim, porque se você joga bem alguma coisa, você vai conhecer pessoas que se interessam pelo mesmo esporte que você, e você pode fazer novos amigos com isso.”

Iasmin – “Depende, porque elas podem agredir a pessoa e quando as pessoas veem que elas são boas, elas começam a ficar com ela.”

Julia –“Sim. Porque, de uma forma ou outra, o esporte pode unir as pessoas. Pode fazer com que as pessoas se aproximem.”

Kiara – “Sim, porque se você não jogar bem as pessoas podem ficar falando que você não sabe jogar e nunca te escolher no time.”

Lana – “Eu acredito que sim, porque jogando, podemos unir as pessoas. Porém, pode ser pior também se a pessoa sofrer bullying por suas condições físicas.”

Luíza – “Por um lado sim, pois tem muitos esportes em equipe e a convivência em equipe pode melhorar isso, mas dependendo, por exemplo, se a pessoa for gorda, ela dificilmente vai ser escolhida para jogar e isto é exclusão.”

Luíza – “Eu acho que não, porque você pode agredir alguém pois estava querendo prejudicá-la.”

Mathias – “Se você souber lutar ou correr rápido isso ajuda você a se defender se você souber correr da pessoa que está fazendo bullying com você.”

Miguel – “Não, e eu nem sei como é que alguém chega nessa conclusão. O bullying e o esporte são coisas completamente diferentes. Um não é o antônimo ou sinônimo de um ou outro.”

Rafael–“Na minha opinião, o esporte não deveria ser usado para combater o bullying e exclusão pois esses esportes não devem ser usados para combater os outros. Isso vale para o  bem e para o mal.”

Sita – “Eu acho que pode, porque se a escola trabalhar essa questão do bullying bem, os alunos podem colocar a raiva que eles tem no esporte, correndo muito ou fazendo muitos exercícios, por exemplo. Isso pode ajudar muito no bullying, afinal as pessoas que o praticam não ficam tão bravas.”

Sofia – “Sim pela inclusão e não pela possível agressão.”

Tiago – “Eu acho que sim, pois em alguns esporte o principal objetivo é o trabalho em equipe, assim combatendo o bullying.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário