domingo, 24 de setembro de 2017

Educação Física: vulnerabilidade e esporte

Na sua opinião, o esporte inclui ou exclui o indivíduo? Por quê?


6º ano A

Ana Carolina –“por mim, o esporte pode incluir ou excluir o indivíduo, porque se o indivíduo começar a jogar e começar a tentar participar do esporte ele não vai ser excluído, mas ele também pode ser excluído por ser julgado por sua habilidade.”

Ana Clara – “Depende. Se você não for muito bom no esporte, você provavelmente será excluído por não gostar do esporte, mas por outro lado ele inclui se você for bom no esporte, você pode encontrar amigos com os mesmos gostos que você.”

Ana Sofia – “Na minha opinião, o esporte, dependendo pode excluir, porque se a pessoa não souber jogar futebol. Por exemplo, ela provavelmente, nunca vai ser escolhida por vontade da equipe.”

Ananda –“O esporte inclui pois em jogos coletivos todos indivíduos jogam e todos participam.”

Ângelo – “Inclui, pois todos tem e podem participar e todos podem torcer, ajudar e arbitrar em todos os lugares.”

Ângelo – “Pode entrar qualquer um, mas quem for desrespeitoso, será excluído.”

Camila –“Na minha opinião, os dois, pois depende das pessoas que praticam este esporte, pois eles podem incluir este indivíduo, ou excluir.”

Davi – “Depende do indivíduo. Por exemplo: um indivíduo desrespeitoso vai ser excluído e um respeitoso será incluído.”

Diego – “Os dois. Porque quando o jogador não está jogando bem, não é escolhido e quando está bom é incluído.”

Eduardo – “O esporte exclui muito as pessoas, porque só os melhores podem jogar, e os piores ficam de foram. Mas na educação física inclui, porque o professor não deixa isso, ele quer que todos joguem mas os alunos só se importam com si mesmos e não pensam nos outros.”

Eduardo – “Na minha opinião, inclui pois sempre fiz amigos jogando futebol.”

Giovanni– “Eu acho que inclui porque pessoas tímidas que tem habilidade fazem muitos amigos.”

Ian –“Eu acho que inclui porque, normalmente, quando eu vejo alguém sem jogar é porque não quer.”

Isabela– “Os dois porque tem vezes em que as pessoas não sabem jogar e ficam no canto quieto, e tem vezes em que ele sabe o jogo e consegue jogar.”

João – “Na minha opinião, inclui e exclui, depende do ponto de vista.”

João –“Inclui, porque em muitos jogos, às vezes, um cadeirante joga, as pessoas no jogo devem usar um esporte específico para cadeirantes e deficientes para jogarem normalmente.”

Luca – “O esporte inclui as pessoas pois faz com que elas se juntem e façam amigos pelo tempo que convivem.”

Luiza –“Para mim, inclui, porque esporte é legal e muita gente gosta mas quando as pessoas não jogam é escolha deles.”

Matheus– “Os dois. Porque, de vez em quando, quem joga mal não é escolhido, e inclui também porque você faz amizades e joga com eles.”

Pedro – “Minha opinião, exclui. Porque quando um jogador bom em um time seria trocado e teria pessoas melhores e os melhores excluem o que entrou e o ignoram.”

Sofia – “Pode ser os dois, porque a pessoa pode jogar, ou não.”

Vitória–“Inclui, porque precisamos fazer algum esporte no dia, porque tem pessoas que estavam gordinhas e agora estam magaras porque fizeram um esporte. Não iria ter as Olímpiadas, onde as pessoas se divertem vendo. E querendo ser igual a pessoa, não ia existir jogadores de futebol. Como vai ter jogador sem saber o que é isso? Então, inclui.”  

6º ano B

Ana Laura – “Em minha opinião, o esporte inclui porque sem a ajuda das pessoas é preciso saber conviver. Outro motivo também é que não existe um time com apenas um integrante e algumas pessoas (como eu) acham que o esporte, além de exercitar a mente e o corpo, o esporte une as pessoas.”

ANÔNIMO – “Exclui muito. Porque os baixinhos, por exemplo, pensam que eles são ruins, ainda mais meninas, por conta do nosso passado machista. Os “bons” são sempre escolhidos! Eles podem ser ruins mas, pelo caráter, sempre escolhem.”

Beatriz –“O esporte inclui, porque as pessoas tem que trabalhar em equipe, então, as pessoas tem que se ajudar.”

Bernardo– “Na minha opinião, exclui, porque tem gente que joga mal e ninguém quer escolher essa pessoa.”

Carmen –“Exclui (na maioria das vezes). Quando as meninas jogam, os meninos ignoram 100%. Quando inclui, é até raro, mas acontece.”

Carolina – “Inclui. Porque tem muitas pessoas que podem se interessar pelos esportes.”

Fernanda –“Eu acho que os dois porque o esporte pode tanto incluir quanto excluir as pessoas porque as pessoas podem rejeitar as pessoas por serem diferente e acharem que ela é incapaz, mas também pode incluir.”

Flavia –“Na minha opinião os dois, porque algumas pessoas são excluídas e outras incluídas.” Mas, eu acho que as pessoas são mais excluídas só porque a pessoa tem alguma coisa, ou nada, as pessoas não as deixam jogar.”

Giovanna – “Na minha opinião, o esporte inclui as pessoas porque existem várias opções para pessoas sem deficiência, como as paraolimpíadas. Acho incrível p jeito que o esporte pode mudar a vida de uma pessoa com deficiência física ou mental. Acredito que o esporte é um lugar ótimo para pessoas que sofrem bullying.”

Helena – “Os dois porque as pessoas que jogam são incluídas e as pessoas que não jogam acabam sendo excluídas muitas vezes porque tem algum problema na perna ou no braço. Eu acho que exclui mais do que inclui.”

Iara – “Depende, pois o esporte inclui pessoas com problemas, deficiências, etc. Porém, muitas vezes, ele também exclui, pois para jogar “tem que ser bom”, então eles excluem várias pessoas ruins. Portanto, acho que o esporte exclui mais do que inclui.”

Lívia – “Minha opinião é que exclui porque as pessoas que querem jogar tem que ser boa, então se você for ruim, ninguém vai te escolher.”

Luis – “Exclui porque só os bons podem jogar e quem é ruim nuca joga nada.”

Manuel – “Na minha opinião, o esporte faz um pouco dos dois, ele exclui os piores e beneficia os melhores, mas também, às vezes, deixa todos jogarem.”

M. Eduarda –“Depende se a pessoa for uma pessoa compreensível ou, ao menos, não ficar julgando o outro porque ele foi mal ou não “se achar” se você venceu. Por exemplo: digamos que você venceu um jogo, não fique dizendo para o outro time que o seu é melhor. Ou se alguém do seu time faz um ponto para o outro e por isso o seu time perder, não fique criticando-o. Ele só cometeu um erro como todo o mundo, incluindo você.”

Pedro – “Inclui as pessoas, pois formam times para jogarem juntos assim se divertindo e praticando o esporte. Inclui mais do que exclui. Por exemplo: as pessoas ficam revezando para poderem jogar.

Rafael–“Na minha opinião, o esporte inclui mais do que exclui, pois o esporte não dá para jogar sozinho. Então, ele inclui.”

Rudah –“Eu acho que o esporte inclui as pessoas, pois o esporte é uma coisa coletiva e que atrai muito as pessoas, pois chama muita atenção em todo lugar que há uma ação envolvida, que hoje em dia tem em todo lugar...”

Sofia– “Depende. De vez em quando, inclui e de vez em quando, exclui. Por exemplo: acontecem muitas brigas entre os torcedores dos times, mas também inclui quando, em algum jogo, os torcedores dos mesmo times se unem.”

Theo–“Os dois, porque eles incluem os melhores e mais avançados e excluem os menos avançados e novatos. Mais pessoas são excluídas que incluídas.”

Vagner –“Exclui mais do que inclui, pois às vezes, as pessoas deixam de lado jogadores ruins, baixos, lentos e isso faz com que elas se magoem. E inclui, pois as pessoas jogam juntas e se envolvem umas com as outras.”

Vítor – “Na minha opinião, o esporte inclui poruqe dá a opção dos paraplégicos jogarem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário