segunda-feira, 22 de maio de 2017

Teoria do conhecimento

Fonte, Fonte e Fonte (com alterações)


Se buscas realmente a verdade,

 deves ao menos uma vez em 

tua vida duvidar, tanto quanto possível, 

de todas as coisas. 

( Descartes, Discurso do método)

O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade.

Conhecimento empírico
Características:

Senso comum, vulgar, primário;
Submerso no próprio real;
Primeiro conhecimento obtido pelo homem;
Próprio das crianças  e pessoas incultas;
Não expressa certezas por não buscar suas causas;
Direto, imediato, espontâneo, acrítico, assistemático, ametódico;
Preocupa-se com o exterior, limitando-se ao presente sensível;                         
Desprovido da universalidade que define a inteligência racional;                        
Particular, caótico,subjetivo, expressa opiniões;
Fruto da observação comum e ocasional;         
Não investiga sobre a natureza dos fenômenos;                                                       
Satisfaz-se com a simples apreensão da realidade;                                                             
Irrefletido, conhecimento simples da existência, não há esforço;
Saber guardado na própria experiência vivencial;                                                
Noções correntes e acontecimentos vários são apresentados através da realidade sensível.

Conhecimento Científico
Características:

Apresenta o real mediante sistema, acumulação;                                           
Metódico, sistemático, construído mediante causas, crítico;                                            
Dialoga com a realidade mediante instrução da experiência;                     
Desinteressado, geral, certo, comprovado;
A intelecção real é formulada mediante representação clara e distinta;                              
Crente na uniformidade do universo;
Objetivado, utiliza sistemas elaborados e propostos pela inteligência;                   
Particular, questiona setores da realidade;
Feito mediante métodos e pesquisas controladas;
Defini-se pelo esforço intelectual;
Puramente analítico.


Conhecimento filosófico
Características:

Possui grande dimensão de profundidade e radicalidade;
Adquirido à luz da razão natural;
Sem modelo interposto;
Desvela o obscuro que se revela à claridade;
Exigente quanto aos valores que o motiva;
Aprofunda-se no ser, abisma-se no real;
Globalizador autônomo por voltar-se sobre si mesmo;   
Não perceptível pelos sentidos, transcende o concreto; 
Caráter essencialmente sintético, não particulariza o real;
Preocupa-se com a intimidade dos fenômenos (nômeno)

Conhecimento religioso
Características:

Anterior ao cultural;
Aceito pela fé, sem discussão;
Vai até o sobrenatural;
Aceita ou nega o sobrenatural pela fé;
Revela   fé  humana   (revelada  pelo homem) e revela a fé divina ( revelada pelo divino);
Questões e mistérios são aceitos sem reflexão.

Conhecimento mítico

Características:

Linguagem fantasiosa, diversificada;
Reflexão do homem antes da reflexão crítica;
Intuição compreensiva da realidade;
Sem apresentar uma lógica;
Dada a razão como é vivida e processada, sua linguagem apresenta três (3)diferentes interpretações:
           1-simbólica (codificada)
           2-tantegórica(repetitiva)
           3-metafórica(alegórica).


Conhecimento místico

Características:

Diz respeito a vida espiritual, contemplativa;                                                  
Involuntário, não buscado, não refletido; 
Toma o indivíduo de surpresa; 
Não conquistado;
Presentifica-se no indivíduo capacidade de contemplação e abstração;
Não há capacidade de medi-lo;         
Consciente mas não refletido, inesperado, é sobretudo sofrimento.

Como se vê, o ser humano é capaz de produzir diversos tipos de informações, conhecimentos e saberes. E disso ele é capaz porque pensa, problematiza, raciocina, julga, avalia, decide e age no mundo. O humano é interacional. é relacional e é em meio ás múltiplas relações que vivencia no mundo que ele pode construir representações deste mundo.
Nesse sentido, um tipo de conhecimento não é melhor que o outro. Eles devem ser vistos numa perspectiva de complementaridade, interdisciplinaridade e até de transdisciplinaridade.


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