quinta-feira, 25 de outubro de 2018

HÁBITOS DE ESTUDO

Aprendendo a estudar...

Para que o seu esforço não seja penoso, aborrecido e infrutífero, não se esqueça que você deve:
·          Interessar-se pelos estudos que está a estudar;
·          Organizar o estudo com método e eficácia;
·          Cumprir todas as tarefas e atividades que te forem exigidas

COMO ESTUDAR NA SALA DE AULA

O que acontece na sala de aula é muito importante para o processo de ensino -  aprendizagem. Dessa forma é necessário:

01 - chegar pontualmente às aulas para não perder as orientações do professor;
02 -  sentar-se de maneira correta;
03 - manter em ordem o material escolar; ser organizado, deixar sempre perto o material que vai utilizar;
04 - fazer o registro, no caderno, de forma ordenada (não esquecer a data, conclusões, esquemas/apontamentos, os trabalhos de casa ou outros).
05 - concentrar-se nos assuntos do professor, assim você aproveitará bem a aula e não precisará estudar tanto depois;
06 - ficar atento às perguntas dos colegas e ouvir as respostas dadas pelo professor, pois muitas vezes as respostas lhe serão úteis;
07 - deixar as brincadeiras com os colegas para a hora do pátio. Na sala de aula é hora de aproveitar ao máximo todas as informações que são oferecidas;
08 - fazer os exercícios e trabalhos e, sempre que possível, pedir uma avaliação prévia do professor;
09 - escrever com suas próprias palavras as idéias principais citadas pelo professor, assim fica fácil de você lembrar o que foi dito;
10 – ler e sublinhar as idéias principais do texto;
11 – resumir os textos lidos, com cuidado para não suprimir partes importantes;
12 - corrigir os exercícios, tanto de classe como os de casa, de forma que estejam certos na hora da revisão para as avaliações;
13 -não deixar acumular conteúdos, pois isso exigirá um esforço maior do que o necessário.
14 - Colaborar nos trabalhos de grupo.

COMO ESTUDAR EM CASA

·           Estabeleça um horário de estudo e não se afaste dele. Planeje cuidadosamente o que vai estudar no dia e siga seu plano;
·           Escolha um lugar sossegado, silencioso, arejado, bem iluminado e bem limpinho. Não estude deitado e verifique se todo o material de que precisa está à mão. Evite estudar a noite.
·           Organize sobre a mesa somente o material necessário para aquele momento (esqueça celular, i´pod, revistas, games, etc)
·           Faça pesquisas em várias fontes como livros, jornais, revistas e enciclopédias – não se prenda somente a internet;
·           Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado. Não deixe para ver toda a matéria às vésperas da prova.
·           Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, o estudo deve ser comparado às atividades profissionais de seus pais: como qualquer adulto, você tem que trabalhar todos os dias. Estudar é seu trabalho.
·           Estudo também tem limites. Exercício físico, repouso e diversão são fatores que mantêm a mente alerta e saudável. Procure dormir de 8 a 10 horas por dia.
·           Após terminar seus deveres de casa arrume todo o material que será necessário para o dia seguinte.

ALGUMAS DICAS
USO DO DICIONÁRIO
Por vezes, enquanto você estuda, surgem palavras desconhecidas. É bom ter um dicionário à mão, para que possa consultá-lo e compreender melhor o que está a ler.  Treine a sua consulta no dicionário procurando o significado das palavras destacadas (ou de outras que eventualmente desconhece).

SUBLINHAR E/OU DESTACAR AS INFORMAÇÕES
Sublinhar é colocar um risco embaixo das idéias, detalhes e notas mais importantes do texto que se está a ler ou a estudar. Com o sublinhado pretende destacar-se aquilo que de mais importante surge no texto. Permite ainda facilitar a memorização dos conhecimentos e fazer revisões mais facilmente.

PALAVRAS-CHAVES
A ideia desta técnica é associar um tópico a cada palavra-chave, de modo que ao lembrarmo-nos desse termo nos recordamos de todo um raciocínio ou de toda uma matéria.

RESUMO
Um resumo é a apresentação sucinta das idéias principais de um texto mais extenso, mas tendo todas as idéias Fundamentais.
Características de um bom resumo:
*Brevidade - só contém as idéias principais. Os pormenores não são incluídos.
*Rigor e clareza - exprime as idéias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara, e que respeite o pensamento do autor.
*Linguagem pessoal - não se copia frases do texto; exprimem-se as idéias principais por palavras nossas.

Preparação para uma avaliação

Antes da avaliação
·         Procure dormir bem.
·         Estude com tempo. Poderás assim tirar todas as dúvidas.
·         Seja autoconfiante, deixe o medo de lado;
·         Faça previamente um plano de estudo dos conteúdos e reserva, para a véspera da avaliação, a revisão final. Volte a ler os sublinhados do texto, as anotações e os apontamentos para consolidares os teus conhecimentos.
Durante a realização da avaliação:
·         Leia todo o enunciado da prova antes de responder, pois poderá tomar as atitudes mais corretas quanto à distribuição do tempo e à forma de organização das respostas.
·         Distribua o tempo pelas várias perguntas, tendo o cuidado de deixar os últimos 5 ou 10 minutos para uma leitura/revisão das respostas.
·         Entenda o sentido das questões, conhecendo previamente o significado de termos como "Defina", "Interprete", "Explique", "Analise", "Comente", "Relacione".
·         Começa a responder às perguntas mais simples e fáceis. Em caso de dificuldade, não se deixes bloquear. Passe, de imediato, a outra questão.
·         Cuide a caligrafia, pois a legibilidade de um texto facilita a sua avaliação.


Orientações da provas

Instruções e informações

          Valor:                 
* Preencha completamente o cabeçalho e leia os enunciados com atenção. Leia toda a avaliação, antes de respondê-la.
* Use caneta esferográfica azul ou preta. Caso a questão envolva cálculos, esses podem ser feitos a lápis, e o resultado final deve ser escrito à caneta. Itens em que tenham sido feitos à lápis ou usados corretivos, não terão direito a revisão.
* As questões objetivas serão desconsideradas se forem rasuradas.
* Providencie o material necessário para a prova: lápis, borracha, caneta, régua e etc. Não empreste, nem solicite emprestado o material. Não é permitido o uso de calculadora.
* Em caso de erro, anule a questão com um risco e refaça-a.
* Escreva de forma legível e clara. Você deve ter certeza que o(a) professor(a) entenderá sua letra e as suas idéias.
* Serão descontados erros ortográficos.
* A interpretação das questões faz parte da avaliação.
* Observe o tempo estipulado pelo professor para realização da prova.
* Releia sua prova, atentamente, antes de entregá-la.

Resumindo...
   Organize seu momento de estudo.
   Seja assíduo(a)  e atencioso(a).
   Não converse durante as explicações.
   Pergunte e tire suas dúvidas com os professores.
   Realize as atividades propostas.
   Faça um horário de estudo com pelo menos 1 hora diária para realização de tarefas e/ou revisão do conteúdo estudado na aula do dia.
   Escolha um lugar tranqüilo para estudar.
   Tenha um horário para brincar, dançar, sorrir, conversar com os amigos e se divertir. 
“Há tempo para tudo, cabe a nós sabermos organizar o nosso tempo para podermos aproveitar tanto os momentos da diversão quanto os momentos da obrigação.”


Coordenação - 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário