segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Crônicas de Um Mundo Melhor


Introdução
em 
Crônica


- Fico incomodada em ver os outros pedindo um Brasil melhor.
- Como assim, Julia?
A diretora contou que na campanha da Rede Globo os vídeos pediam para que outros fizessem coisas para melhorar. Ninguém contribuía, não apontavam soluções, só pediam e nada ofereciam.
- Entendo.
- O Brasil que eu quero... - Ela enfatizou. - ... é onde cada um contribui para o mundo!
Concordei e fiquei pensando se eu mesmo fazia algo.
- Este poderia ser o tema do próximo Fest-Livro. - Acrescentei, me lembrando do ensinamento do mestre Yoda: "verdadeiramente maravilhosa a mente de uma criança é".
- Jovens estudantes, que tal escrevermos as Crônicas de Um Mundo Melhor? - Propus nas turmas.
- O que é crônica?
- Vale nota?
Sim, vale nota e será digno de nota. Crônica é como este texto: literário, em que o autor dialoga com o leitor sobre um tema cotidiano e há uma observação pessoal de um fato corriqueiro que pode acrescentar à sabedoria.
- Contem como vocês contribuem para o mundo. - Pedi.
- Eu?
- E se eu não contribuir?
- É sobre o agora ou sobre o futuro?
- Vale nota?
Sim, vale, é sobre o agora, todos contribuímos quando nos esclarecemos e nos adaptamos ao coletivo...
- Você contribui, professor? - Foi uma pergunta comum nas salas.
 - Acho que sim...
- Ah, claro, você é professor, você ensina aos estudantes.
Na primeira turma até ponderei sobre a resposta, mas depois foi a mesma.
- Acho que não, minha contribuição é aprender com os estudantes.
- Como assim, prófe?
- Uma das frases do Mestre Yoda é "ensine sempre o que você aprendeu". O que eu aprendi é que devemos buscar aprender sempre. Se eu consigo aprender com vocês todos os dias, que exemplo estou transmitindo?



4 comentários:

  1. Cronicas de um mundo melhor

    Todos tem um grau de mima

    Quando você diz que e pobre, ou que nunca vai conseguir algo, você esta sendo mimado. Mesmo que seja uma ironia, toda ironia tem uma verdade escondida. Você esta sendo mimado porque se você se esforçar, você consegue tudo o que quiser, mas quando você diz isso, você esta querendo meio que o dinheiro ou algo que você não tem caia do céu.

    Eduardo Borges Duarte

    ResponderExcluir
  2. Todos podem fazer um umndo melhor
    Eu acho que todos independente de sua classe economica podem ajudar o mundo po exemplo ontem eu deixei De fazer meu dever de matematica para cuidar do meu irmao enquanto meus pais sairam e para mim isso foi muito signicativo para ambuos e tambem ajudei o Proximo entao todos que por exemplo Derek uma moedinha para o pedinte ou ajudar nos servissos caseiros estarao ajudando o Proximo e assim o mundo.
    Eduardo mariz

    ResponderExcluir
  3. Notas
    Nesses últimos dois anos, eu percebi que as pessoas em geral estão me tratando mal. Não MAL mas menos bem do que antes.
    Quando eu percebi isso, comecei a refletir,"porque as pessoas estão me tratando assim?" E eu chpeguei a conclusão que, eu sou já um adolescente, é normal que me tratem assim.
    Mas depois eu percebi que, não era isso, quer dizer, era disso é o fato de que minhas notas eram péssimas.
    Fui confrontar meus familiares, e eles não tinham vergonha de admitir que era por isso.
    Isso me faz pensar...

    Davi timo

    ResponderExcluir
  4. adorei a sua cronica
    achei muito interessante e revelador
    Andre Lima

    ResponderExcluir