sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Conteúdo Programático - 6o ano

1º trimestre
Projeto “Eu, Indivíduo”

Apresentação de VPS
-    Eleição de Representante de Turma e Conselho de Representantes;
-    Formação de chapas, plataformas de atuação e eleição do Grêmio Estudantil.

Quem somos nós?
-    O conhecimento do mundo e de nós mesmo;
-    O Certo e o Errado;
-    Teoria das Janelas Partidas.

Filme “Clone Wars”

“Ser Estudante”
-    O meu papel de aluno;
-    Formas de estudo: como estudar? O que estudar? (13 disciplinas diferentes);
-    As vantagens do estudo;
-    Tipos: de avaliação, de trabalhos, de textos e de apresentação (oral, visual, interativa).


Feira dos Povos
-    Tema “Ser Humano”;
-    Introdução, desenvolvimento e apresentação dos projetos.


2º trimestre
Projeto “Eu, ser humano”

‘Cultura’
-    O que é cultura?
-    A cultura brasileira;
-    Identidade nacional.

Conhecimento - construindo o saber
-    Fábulas e Mitos;
-    Conhecimentos: religioso, filosófico e científico;
-    Raciocínio lógico e Argumentação. 

Filme ‘Kung Fu Panda’

‘Diversidade’ – a força da espécie
-    Respeito às diferenças;
-    Inclusão;
-    Preconceitos;
-    Etnias e Gêneros.

Biografias – humanos evoluídos
-    Apresentação, contextualização e realizações;
-    Contribuição social;
-    Consequências proativas.


3º trimestre
Projeto “Eu, estudante”

Introdução à Sociologia 
-    História, conceitos (micro e macro: controle social, estratificação, papel social, instituição) e importância;
-    Para que serve? Qual a importância para mim?
-    Pensando e problematizando a nossa realidade social.


Quem sou eu?
-    Quem sou eu? Quem é o outro?
-    Como construir a minha identidade?
-    Heróis e vilões.

Filme ‘Mogli’

A vida e escola 
-    A escola como laboratório da vida;
-    Limites e vida em grupo (internet e redes sociais, bullying, fraternidade);
-    Como aproveitar melhor a escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário