segunda-feira, 25 de março de 2019

... e o novo LOGO para o blog ...


... foi criado pela Sol do 9o ano. Parabéns!

Elis Regina - Como Nossos Pais



"Hoje eu sei
Que quem me deu a idéia
De uma nova consciência
E juventude
Tá em casa
Guardado por Deus
Contando o vil metal"

Midnight Oil - Beds Are Burning



"A hora chegou
Para dizer que o que é certo é certo
Para pagar o aluguel
Para pagar nossa parte
A hora chegou
Fatos são fatos
Pertence a eles
Vamos devolvê-la

Como podemos dançar enquanto a terra está mudando?
Como podemos dormir enquanto nossas camas queimam?"

BTS - MAGIC SHOP


"Eu acredito em sua galáxia
Eu quero ouvir sua melodia
As estrelas em sua Via Láctea
Como elas aparecerão no seu céu?"

Sugerida por Flávia Magno.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Os valores que nos tornam Humanos

O que são Valores:


Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Assim, podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.

Alguns autores afirmam que nos dias de hoje a maior crise que o ser humano pode enfrentar (e que estamos enfrentando) é uma crise de valores, pois essa crise vai afetar a humanidade, que passa a viver de forma mais egoísta, cruel e violenta. Assim, é necessário enfatizar a importância de bons exemplos na sociedade, pois a transmissão de importantes valores humanos consiste na base de um futuro mais pacífico e sustentável.

O que são Valores morais:


Valores morais são os conceitos, juízos e pensamentos que são considerados “certos” ou “errados” por determinada pessoa na sociedade.

Normalmente, os valores morais começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar. Com o passar do tempo, este indivíduo vai aperfeiçoando os seus valores, a partir de observações e experiências obtidas na vida social.

Os valores morais são variáveis, ou seja, podem divergir entre sociedades ou grupos sociais diferentes. Por exemplo, para um grupo de indivíduos uma ação pode ser considerada correta, enquanto que para outros esta mesma atitude é repudiada e tida como errada ou imoral.


Os valores morais são baseados na cultura, na tradição, no cotidiano e na educação de determinado povo.

No entanto, existem alguns valores que são apresentados como “universais”, presentes em quase todas as sociedades do mundo, como o princípio da liberdade, por exemplo. Alguns destes valores são tão primordiais que estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A consciência de que o respeito ao próximo deve ser um imperativo no convívio social, pode ajudar a evitar uma das consequências mais desagradáveis e negativas que o conflito de diferentes valores morais pode provocar: a discriminação e o preconceito.

Lista de Valores Humanos

Amizade - Companheirismo1
Amor  ...  Amabilidade2
Auto estima3
Caráter4
Compaixão5
Compreensão6
Comprometer-se7
Cooperação8
Esperança9
Ética10
Força Interior11
Fraternidade12
Honestidade13
Humildade14
Igualdade15
Justiça16
Lealdade17
Liberdade18
Não discriminação19
Não Julgar20
Não Violência21
Paz22
Perdão23
Perseverança24
Respeito25
Responsabilidade26
Responsabilidade Social27
Riqueza interior e exterior28
Sinceridade - Verdade29
Solidariedade30
Tolerância31

Gioachino Rossini - O Barbeiro de Sevilha

O Barbeiro de Sevilha é uma Ópera-bufa (ópera comédia) do Gioachino Rossini, cuja estreia foi no teatro Argentino de Roma em 1816.
Conta a historia que foi um desastre na sua primeira apresentação, o público vaiou o tempo inteiro e houve confusão aparentemente incitada porque entre o público haveria simpatizantes dos rivais de Rossini. De qualquer maneira a segunda apresentação seria um sucesso.
Baseada na primeira parte da obra “Fígaro” do francês Caron de Beaumarchais, enquanto Mozart trinta anos antes tinha composto “As bodas Fígaro” baseada na segunda parte da mesma obra.
ária mais famosa desta ópera é “Largo al factotum” cantada pelo próprio Fígaro e que é conhecida por ser interpretada nos desenhos animados.



veja o original aqui



E, aqui, o Pernalonga.




The HU - Wolf Totem


"Se você vem como uma víbora,
Nós nos tornaremos Garuda e voaremos por você
Se você vem como um tigre furioso,
Nós nos tornaremos Leões com uma juba azul"

terça-feira, 12 de março de 2019

Teoria das Janelas Partidas


Imagine que você está andando pela rua comendo tangerinas e quando termina está com as mãos cheias de cascas que pretende jogar fora. Você percebe então que a lixeira está longe e olha para o chão. Se você notar que no chão há mais lixo, a probabilidade de que jogue as cascas no chão aumentará; mas se ele estiver limpo, provavelmente pensará duas vezes antes de jogar o lixo na rua. Isto explica a teoria das janelas quebradas.
A teoria das janelas quebradas, também conhecida como a teoria das vidraças quebradas, aponta a desordem como um fator de elevação dos índices da criminalidade, e indica que os danos ambientais geram uma sensação de que a lei não existe. Por isso, em uma situação onde não há regras, é mais provável que ocorram vandalismos.

A experiência das janelas quebradas

O professor Philip Zimbardo, conhecido por muitos através da realização do experimento da prisão de Stanford, realizou uma interessante experiência de psicologia social: deixou dois carros idênticos abandonados na rua. Um deles em uma bairro pobre e conflituoso de Nova York e o outro em uma zona rica e tranquila. Dois carros idênticos abandonados, dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada local.
O resultado não foi difícil de averiguar: o carro abandonado na zona pobre começou a ser vandalizado em poucas horas. Levaram tudo o que fosse aproveitável e o que não puderam levar, destruíram. Enquanto isso, o carro abandonado na zona rica continuava intacto. Com este resultado, seria fácil concluir que a pobreza e a marginalização eram os “culpados” pelo crime.
teoria-das-janelas-quebradas
No entanto, a experiência ainda não havia sido concluída. Depois de uma semana o carro abandonado no bairro pobre estava totalmente destruído, enquanto o carro abandonado no bairro rico continuava intocado. Os pesquisadores decidiram mudar alguma coisa na situação e quebraram uma janela do carro que estava em perfeitas condições. O que você acha que aconteceu? Roubo, violência e vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado daquele deixado no bairro pobre.
A conclusão final foi que a causa dos delitos não se encontra na situação de pobreza, mas queo vidro quebrado do carro abandonado transmitiu uma ideia de deterioração, de desinteresse e indiferença que criou um sentimento de impunidade, uma ausência de leis, normas e regras. O vidro quebrado cria uma sensação de que “tudo pode”. Nesta situação, cada ataque que o carro sofre reafirma e multiplica essa ideia até que o vandalismo se torne incontrolável.

As janelas quebradas da cidade

O metrô de Nova York, nos anos 80, era o lugar mais perigoso da cidade. Tomando como referência a teoria das janelas quebradas, começaram a reparar os danos das estações do metrô: a sujeira foi removida, as pichações foram apagadas, todos pagavam as passagens e pequenos furtos foram monitorados. O resultado foi que o metrô se transformou em um lugar seguro.
Diante dos resultados obtidos no metrô, foi implantada em Nova York uma política de “tolerância zero”. Para isso, foram proibidas todas as transgressões da lei e das regras de convivência, e foi incentivada a limpeza e a ordem nas comunidades. Mais uma vez, o resultado foi uma grande queda na taxa de criminalidade em Nova York.
teoria-das-janelas-quebradas

A evidência da teoria das janelas quebradas

A confusão que as regras que não são muito claras geram é semelhante aos vidros que vão se quebrando, criando a mesma situação da experiência dos carros abandonados. Isso pode acontecer com as organizações que são muito flexíveis; essa flexibilidade pode ser confundida com desinteresse. Se em uma comunidade ninguém repara o vidro quebrado de uma janela de um edifício, os outros vidros também serão quebrados. Se uma comunidade mostra sinais de deterioração e ninguém se preocupa com eles, possivelmente o resultado seja a delinquência.
As pequenas falhas podem levar a grandes transgressões que levam ao caos. Isso não acontece somente com a deterioração dos elementos materiais. Um exemplo claro pode ser encontrado na corrupção. Se pequenas transgressões são consentidas, as pessoas vão mais além e cada vez mais pessoas farão as mesmas práticas com maiores quantidades.Estabelecer regras claras, deixando claro quais são as exceções, pode ser uma solução, desde que não chegue tarde demais.

segunda-feira, 11 de março de 2019

"A entrevista" sobre Adolescência

Os estudantes do 8o ano, divididos em grupos de até quatro membros, procederão uma ENTREVISTA para esclarecer o seguinte tema:

"Os adolescentes da minha geração".

Cada grupo deve preparar cinco (05) perguntas que possam elucidar o tema, esclarecendo sobre a visão dos entrevistados, que serão de cinco (05) tipos de pessoas: pais, irmãos mais velhos E mais novos, amigos e conhecidos de outras gerações.
Os entrevistadores devem buscar reconhecer o PERFIL do adolescente de hoje, comparando-o com os adolescentes de gerações anteriores, através das percepções e das falas dos entrevistados.

O período do trabalho dividir-se-á em três partes:
1 - Preparação das perguntas em sala - uma aula;
2 - Entrevistas (em casa) e compilação de dados (em sala) - uma aula (ou duas, se necessário);
3 - Apresentação do resultado (em texto a ser publicado aqui no blog).

Obs.: para entender melhor como se faz uma entrevista, veja aqui no blog algumas dicas importantes,

The Farm - All Together Now


"Um espírito mais poderoso que a guerra estava trabalhando naquela noite
Dezembro gelado de 1914, claro e ensolarado
Países fronteiriços que estavam fora de visto
Se uniram e decidiram não lutar"

Skank - Respostas



"Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou pra trás
Também o que nos juntou"